top of page
  • Foto do escritor4ARCA

Quer Vender Online? Para o Consumidor Final, Empresas ou Ambos?

Atualizado: 22 de set. de 2021

Atualmente, a maior parte das lojas que vendem na internet (e-commerce), são destinadas ao consumidor final, que normalmente é um cliente particular. É um modelo de negócio chamado de Business to Consumer (B2C).

Nos últimos anos, acompanhando a tendência de negócios online, as vendas entre empresas também cresceram consideravelmente, sendo este modelo o Business to Business (B2B), e que está implementado em larga escala. As empresas podem efetuar praticamente todos os negócios entre si, seja na perspetiva de fornecedor ou cliente, sem que seja necessário viajar.

Caso haja interesse neste modelo de negócio, o B2B, e o objetivo seja vender para outras empresas, há alguns pontos a ter em consideração e a controlar. Por exemplo, a venda de produtos para outro país com sede legal na União Europeia, não obriga a aplicação do IVA.

Para quaisquer dúvidas relativas a regras e legislação de negócios na União Europeia Clique Aqui

Caso o interesse seja em negócios B2C, em vender para consumidores da União Europeia, existem igualmente regras a saber e que são importantes conhecer para evitar qualquer incumprimento.

Por exemplo, os consumidores finais devem saber o nome da empresa, endereço fiscal, número fiscal, bem como as caraterísticas do produto/serviço, as regras de devolução, preços, se estão ou não incluídos os portes de envio e quais são os tipos de pagamento disponíveis.

Antes de começar um negócio de vendas online para o mercado externo é necessário fazer pesquisa intensa sobre o mercado e sua regulamentação, pois existem regras e legislação que diferem de país para país.

Para mais informação, consulte a página da União Europeia Clique Aqui

O 4ARCA é um marketplace que proporciona os dois modelos de negócio para além de ter ainda alguns serviços ao dispor.

Caso tenha interesse em implementar vendas B2C e B2B, queira entrar em contacto connosco através de info@4arca.pt pois temos soluções ajustadas para as especificidades de cada Cliente.



124 visualizações0 comentário
bottom of page